20 março 2007

Um pouco da historia do Sexo tântrico




Sexo tântrico, sem nenhum mistério

Os hindus ensinam: na hora do amor, música suave, perfumes, flores, petiscos, tudo à luz de velas...E mais: há exercícios milenares que prometem ajudar você a extrair o máximo de sua noite de amor. Quer um conselho? Leia a dois.

Por: Adília Belotti


O êxtase amoroso, a verdadeira porta para encontrar o divino: na tradição tântrica da Índia antiga, a energia sexual era vista como uma ferramenta para o desenvolvimento humano. Daí nasceram técnicas supersofisticadas com o obejtivo de extrair o máximo de prazer na vida sexual. Técnicas, diga-se de passagem, repetidas e imitadas até hoje.

Nos anos 1950, o médico americano Arnold Kegel fez uma releitura das técnicas tântricas, adaptando-as para nossa visão ocidental. Desta abordagem nasceram os exercícios conhecidos como Kegel, cujo objetivo é melhorar o funcionamento do músculo pélvico, chamado pubococcygeus, o PC. O bom funcionamento deste músculo, segundo o médico de Los Angeles, além de melhorar o desempenho sexual, facilita o orgasmo e, no caso das mulheres, ajuda a fortalecer a musculatura do períneo depois do parto. Hoje, na esteira de Kegel, muitos terapeutas usam alguns dos princípios e lições dos antigos mestres tântricos para tratar desajustes sexuais bem modernos – frigidez, ejaculação precoce, traumas psicológicos, diferenças de ritmo entre os parceiros, entre outros.

Por outro lado, não dá para deixar de observar que os ensinamentos desta filosofia milenar foram bastante banalizados. E os requintados textos hindus sobre o assunto acabaram virando reles manuais de posturas sexuais.

Na verdade, esta verdadeira Arte do Sexo vem sendo praticada há milhares de anos não apenas na Índia, mas na China e no Tibet. E seus ensinamentos vão muito além dos aspectos sexuais, incluindo inúmeros outros aspectos de vida psíquica e espiritual dos seres humanos. É bom que se saiba, a ênfase dos rituais e exercícios não era colocada no orgasmo, ao contrário do que poderíamos pensar. Muitas das técnicas tinham como objetivo justamente retardar (e até mesmo reter) a ejaculação, de modo a intensificar e fazer durar por um tempo indeterminado o êxtase. Sofisticações do Oriente que vêm inspirando muitos de nós, na cama, aqui no Ocidente...

RECUPERAMOS PARA VOCÊ ALGUNS SEGREDOS (PRÁTICOS) DO TANTRA. ACOMPANHE AQUI.

O sexo é uma meditação a dois e qualquer ato sexual, um acontecimento sagrado. Durante o ritual tântrico de amor, a mulher se transforma na deusa Shakti e o homem, em Shiva, seu consorte. Juntos, eles se misturam à energia do universo. A deusa Shakti é o coração do Tantra. Ela é o poder e a intensa energia feminina que conduz ao êxtase e à iluminação. Identificada com a Grande Mãe ou Mãe Divina, é ela que apóia todas as formas de vida -- mental, afetiva, biológica -- do planeta.

Prepare o seu corpo. Os ensinamentos tântricos não deixam escapar nenhum detalhe na hora de fazer do amor uma arte. Isto começa pela higiene pessoal. Unhas cortadas e lixadas para não provocar arranhões e enfeites e perfumes no corpo são parte importante do ritual.

Prepare o ambiente. Os tantrismo acredita que a energia erótica nasce de vários tipos de estímulo. Os mais diretos, relacionados ao ato sexual propriamente dito, e aqueles mais sutis, como música suave, perfumes, alguma bebida excitante (talvez), flores (sempre), e frutas e outras comidinhas. Tudo isto arrumado com carinho, cria o cenário ideal para usufruir do amor. Não esqueça também de providenciar para que o lugar tenha uma luz agradável, mas jamais forte. O ritual tântrico nunca é praticado no escuro. Mesmo porque perceber o belo e suas formas é um elemento fundamental do Tantra. A luz deve de preferência vir de velas, mas lâmpadas coloridas podem ser utilizadas: vermelha para ativar a sexualidade masculina; violeta, para estimular o desejo feminino.

Antes de começar, os parceiros devem ficar em silêncio, relaxando e visualizando o aspecto divino um do outro. Nos rituais tântricos, isto é feito sobre uma mandala ou um yantra, que são símbolos propícios para a meditação e para o encontro com o divino. Lembre-se de que o corpo é considerado sagrado. Isto não tem nada a ver com a atenção meio idólatra que nós ocidentais dedicamos a ele. Para o Tantra, o corpo é um instrumento para a elevação espiritual.

Durante o maithuna (coito) tântrico, o foco da atenção não é a ejaculação, ao contrário, a idéia é retardar este momento o máximo possível. Segundo os adeptos não só do Tantra, mas também de algumas teorias mais modernas referentes à sexualidade, a ejaculação, de certa forma, “mata” o amor, fazendo o homem não desejar mais qualquer proximidade com a mulher e impedindo o prolongamento do prazer. No Tantra, o orgasmo é descrito como um estado abençoado de expansão da consciência, muito parecido ao êxtase religioso. Deve, portanto, ser lenta e cuidadosamente preparado e usufruído.

No Tantra, o homem-Shiva “não copula com uma vagina, mas se une a um ser total, à mulher física, psíquica e cósmica, ou seja, a encarnação da Shakti”. A energia sexual deve sair dos órgãos sexuais e percorrer todo o corpo, cada célula deve vibrar e, assim, despertar a serpente Kundalini que dorme na base da nossa coluna vertebral, segundo a visão hindu. Para os hindus, Kundalini é a energia criativa que está na base da nossa consciência (por isso a imagem de que ela dorme enroscada na base da nossa espinha). Quando estamos impregnados desta energia criativa, então estamos vivendo plenamente nosso potencial. Esta é a base do Yoga Tântrico. Não admira que o êxtase sexual seja considerado um estado alterado de consciência!

“O maithuna é uma dança, na qual cada Shiva desposa o ritmo da sua Shakti”. O truque aqui é concentrar-se e manter o foco nas sensações. Parece simples, mas não é tanto assim. Nossa mente vive escapando do momento presente, vagueando por vários outros assuntos. A lição tântrica é: tente manter o foco naquilo que está acontecendo. Se você está acariciando as costas da sua mulher-Shakti, então perceba, sinta, experimente cada movimento. E se outros pensamentos passarem por sua mente, não se aborreça e volte sua atenção de novo para o gesto, a sensação, o instante. Por isto se diz que o sexo tântrico é uma meditação a dois. Isto fará com que os homens-Shiva possam estar mais receptivos ao ritmo de suas parceiras e a relação, afirmam os estudiosos, ganha novas dimensões.

Dois exercícios clássicos para você praticar todos os dias e fortalecer os músculos pélvicos, e que também funcionam para estimular o desejo. Nesse caso, experimente fazer a dois, durante seu ritual de amor.

1- Exercício Kegel
A primeira coisa que você deve fazer antes de começar o exercício é localizar na sua pélvis o tal do músculo pubococcyneus, o PC, responsável por boa parte dos movimentos nessa região do corpo. Imagine que ele é uma fita entre suas pernas, que vai dos genitais até o ânus (ajuda se você pensar que é o assoalho pélvico do seu corpo). O músculo que vai ser treinado, tente percebê-lo assim, é aquele que você usa para interromper o fluxo de urina. Mas atenção: ao tentar interromper o fluxo de urina, verifique se não está usando os músculos abdominais ou os dos esfíncteres. Use apenas o músculo pélvico.

autoria de: Adília Belotti

6 comentários:

LB disse...

Leitura extremamente interessante.
Gosto da maneira como usas este espaço para divulgar este tipo de informação. Bem pensado, e obrigado por o fazeres.

Abraço

(gostei bastante do conceito da cobra, Kundalini, que dorme na base da nossa espinha. )

João Cordeiro disse...

Olá, além de uma beleza inconfundivel, este blog é igualmente de extrema importância para a divulgação de assuntos tidos como tabu.

Parabéns pela tua coragem e obrigado pelos sempre doces comentários.

Beijinho sonhador

joaninha disse...

gostei da ideia de um blog sem tabus! estas de parabens!!


*beijinhO*

joaninha disse...

eu tb quero disso... n sei e onde se arranja... se souberes avisas?

*beijinho*

luafeiticeira disse...

Obrigada pela visita. Já agora, visto apreciarem sexo tântrico, passem os olhos pelas massagens shiatsu ao sexo, os links estão no meu blog.
www.luafeiticeira.blogspot.com

Skin on Skin disse...

Interessante...gostei do ritual...mas e o toque? Nunca pratiquei...mas vou ter que experimentar! ;)

Beijoka on skin