
Chegar em casa, cansado, depois de um dia tenso e entrar num banho demorado, de banheira ou de chuveiro, é uma delícia. Esse momento fica ainda melhor se ao banho for incorporado óleo essenciais.
Hoje, essas substâncias, que têm o poder de acalmar ou estimular, podem ser encontradas puros ou em formas de sabonetes, sais de banho e óleos para o corpo de várias marcas.
Os óleos essenciais já eram conhecidos pelos egípcios, que usufruíam de seus benefícios.
Eles são substâncias voláteis extraídas de folhas, flores e madeiras.
A aromaterapia é uma terapia alternativa para aliviar o stress do dia a dia. O químico francês René Maurice Gatefossé foi o primeiro a utilizar o termo aromaterapia no seu livro Aromaterapia, lançado em 1937. Ele estudou profundamente a utilização dos óleos essenciais e seus benefícios.
Hoje, acredita-se que a melhor maneira de se aplicar a aromaterapia é através de banhos, compressas, massagens e inalações. Então, não há motivo para esperar para fazer desse ritual um novo hábito.
Melhor ainda é dividir esse prazer com quem se ama. Prepare um banho para tomar a dois e mexa com todos os sentidos; assim, você tirará o máximo de proveito desse momento. Nesse dia, faça do banho um programa e reserve um tempinho maior para ele.
A temperatura da água é muito importante. A mais indicada é a água morna, em uma temperatura agradável. Para despertar os sentidos, experimente acender no banheiro umas velas coloridas para agradar a visão e deixar uma música rolando para premiar os ouvidos. O tacto fica por conta da companhia e os óleos cuidarão do olfacto.
Para os banhos de imersão, óleos essenciais puros são os mais indicados. Como são muito concentrados, devem ser usados com cuidado. E como água e óleo não se misturam, use uma receitinha simples: dissolva 3 a 7 gotas de óleo aromático em óleo vegetal ou mel. Mas não devemos esquecer dos sais, que também são óptimos para banheiras.
Sabonetes combinam mais com duchas e óleos para o corpo com essências de plantas, flores, frutas, folhas e raízes são óptimos após o banho, para uma massagem.
Se quiser dar ou receber a massagem já durante o banho, faça com a ajuda de escovas de cerdas naturais ou esponjas. Isso activará a circulação e proporcionará uma sensação deliciosa no corpo todo.
Cada aroma deve ser usado com um propósito. Eles podem ser estimulantes ou calmantes. Então, a escolha do aroma deve ser bem pensada para causar o efeito desejado.
Segundo o otorrinolaringologista Edson Mitre, o olfacto nos traz muitas lembranças e sensações.
"Este sentido evoca a memória, no nosso cérebro, mais precisamente a memória olfactiva, que é a área que permite relacionar uma sensação olfactiva a algo que já conhecemos", diz Dr. Mitre. "Da mesma forma, esta memória olfactiva também pode evocar lembranças de situações vivenciadas na presença de um determinado perfume ou odor, trazendo à consciência uma sensação de prazer ", completa.
Então, já que os aromas são tão poderosos, faça um convite, prepare um banho e use o cheiro como seu aliado.
ESCOLHA O AROMA CERTO:
Nós seleccionamos alguns óleos essenciais com algumas de suas propriedades. Alguns óleos têm restrições contra o uso. Então, consulte um especialista antes de iniciar um tratamento mais sério. Mas já pode ir se divertindo no banho sem problema algum.
ALECRIM - tem propriedades estimulantes, é analgésico e adstringente. Activa a memória e os nervos. Deriva das folhas e flores da planta. Age contra o desânimo.
BERGAMOTA - é refrescante e analgésico. Deriva da casca de frutas. É também antidepressivo e age contra cistite.
CAMOMILA AMARELA - é analgésico e tem propriedades diuréticas. É extraída das flores e age contra cólicas menstruais, infecção, depressão, nervosismo, estafa e insónia.
CÂNFORA - é antidepressivo e tranquilizante. É extraída da madeira de árvores. Age contra acne.
Obs.: Não utilizar na gravidez, epilepsia e em peles sensíveis.
CEDRO - é extraída da madeira. Tem propriedades diurética, anti-séptica e adstringente. Age contra gonorreia.
Obs.: Não utilizar na gravidez.
CIPRESTE - é extraído das folhas e pinhas das árvores. É refrescante e relaxante para banhos. Auxilia a regularizar o fluxo menstrual, a menopausa, alivia hemorróidas e age contra varizes e celulite.
EUCALIPTO - tem propriedades desinfectantes; é cicatrizante, antitérmico, analgésico e diurético.
Age contra gonorreia e cistite.
GERÂNIO - derivada das folhas e hastes da planta. Tem propriedades estimulantes; é antidepressivo, anti-séptico, analgésico e diurético. É também regulador hormonal ,agindo com eficácia nos distúrbios hormonais.
HISSOPO - derivada de flores. Tem propriedades estimulantes. Age contra gases.
HORTELÃ-PIMENTA - extraída de toda a planta. Tem propriedades analgésicas; é sedativo, antitérmico, anti-séptico e antiinflamatório. Age contra a dor de cabeça.
ILANGUE ILANGUE - extraída das flores da árvore. Tem propriedades calmantes. É afrodisíaco. Age contra ansiedade, disfunção sexual masculina e feminina.
JASMIM - derivada das flores. Tem propriedades antidepressivas e relaxantes. É afrodisíaco. Age contra dores menstruais, disfunção sexual masculina e feminina. Facilita o parto.
LARANJA - extraída da casca da laranja. Tem propriedades calmantes. Age contra insónia, e ansiedade.
LAVANDA - extraída das flores. Tem propriedades tranquilizantes; é anti-séptico, diurético, desintoxicante e desodorante. Age contra ansiedade, depressão, insónia e dores de cabeça.
LIMÃO - extraída da casca da fruta. Tem propriedades antibactericidas; é anti-séptico e diurético.
Age contra hipertensão e gonorreia.
MANJERONA - extraída da planta. Tem propriedades sedativas; é aquecedora. Age contra dores de cabeça, gases, hipertensão e insónia.
MELISSA - extraída da planta. Tem propriedades calmantes e é antidepressivo. Age contra ansiedade e dores menstruais.
PAU-DE-ROSAS - derivada da casca da árvore. Tem propriedades calmantes e desodorantes.
Age contra dores de cabeça, estrias, nervosismo e cansaço.
ROSA - extraída das pétalas de flores. Tem propriedades antidepressivas e regulador menstrual. É afrodisíaco. Age contra dores de cabeça, doenças genitais, depressão, mágoa, insónia e tensão pré-menstrual.
SÁLVIA - derivada das flores. Tem propriedades tranquilizantes e anti-sépticas. É afrodisíaco.
Age contra disfunção sexual masculina e feminina, tensão pré-menstrual, depressão e medo.
SÂNDALO - extraída da madeira interna da árvore. Tem propriedades anti-sépticas e diuréticas. É afrodisíaco. Age contra corrimentos vaginais, gonorreia, disfunção sexual masculina e feminina, depressão e insónia.
TANGERINA - derivada da casca da fruta. Tem propriedades calmantes e analgésicas. Age contra o nervosismo.
ALGUNS CUIDADOS PARA CONSERVAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS - Os óleos essenciais não podem ser expostos à luz directa e nem ao calor. Devem ser guardados bem fechados em lugares frescos e escuros para que não sofram alterações.