28 maio 2007

Sexo é moda?


Como todas as linguagens, a das roupas levou séculos para ser construída, mantendo um diálogo permanente com a política, a religião e a economia.

Freud, o pai da psicanálise, dizia que o único espaço democrático era a praia, pois lá ninguém conseguía exibir seus brasões. Estava se referindo, claro, aos sinais externos de riqueza e poder cultivados pela sociedade burguesa e reprimida que ele tinha como clientela. Vestir-se é, pois, recriar o corpo, cobrindo-o de cultura. Talvez por isso a nudez dos índios tenha perturbado tanto os portugueses que desembarcaram em terras brasileiras.

Na história da moda, o Gênesis é a primeira referência entre o nu e o pecado. Depois de Adão ter provado o fruto do conhecimento, passou a distinguir o certo e o errado e viu que o certo era esconder o sexo atrás de um folha de parreira. Estava estabelecida, assim, uma relação íntima entre roupa e sexo. O signo, portanto, é o da repressão.

Ao longo dos séculos, o vestuário se esforçou para separar a identidade sexual. Os recursos, para isso, são descaradamente maniqueístas: rosa e azul, calça e vestido, sobriedade e futilidade. Tudo para deixar claro que existem duas formas diferentes e que estas devem ser respeitadas. Menino ou menina? A moda exige definições.

O vestuário masculino, ao contrário do que se pensa, sempre se mostrou mais transgressor, definindo o padrão que deveria ser seguído. As roupas femininas são uma construção do imaginário masculino e, consequentemente, do patriarcado. Por isso não apresentam sinais de uma identidade própria. No máximo, é uma moda imitativa, embora tenha se tornado mais inquieta no último século.

Hoje o conceito de moda está directamente ligado à expressão da sexualidade. Homens e mulheres se vestem de maneira sexy. Contudo, quando nos deparamos com a vestimenta transexual, ficamos perplexos e recorremos imediatamente à organização da diferença entre masculino e feminino. Haverá o dia que deixaremos de nos fixar somente nestas duas categorias?

35 comentários:

Skin on Skin disse...

Gosto dessa relação entre o sexo e a moda...esconder para mostrar! ;)

Beijokas on skin

A.S. disse...

Bem estruturado o texto que nos deixas. Mas acho que as diferenças irão persistir por muito tempo!


Um beijooo

sagher disse...

talvez no dia em que as resteas da cultura judaico cristã se evapore. talvez no dia em que deixemos de ser " Zés ninguéns" e façamos da liberdade a unica bandeira mundial

Som Do Silêncio disse...

Bem como sempre abordas um assunto interessante.
As roupas são "fabricadas" no feminino e no masculino, apesar que já existem roupas consideradas unisexo...
Mas a moda de hoje em dia realmente é feita a pensar na sedução e no sexo...
Um Beijo em Silêncio

Fúria das Águas disse...

Concordo com o A.S, estas diferenças já existem a séculos e acha que sempre existiram.
UM beijo
Furia

Espirito da Lua disse...

Gostei muito tens um blog muito sexy ;)

caditonuno disse...

também gosto da relaçao entre ambos, mas atribuo mais a moda à sensualidade.

Maria disse...

Bom texto como sempre, mas a relação entre sexo e tudo o resto na vida vai aumentar e jamais desaparecer, nisso podes crer, simplesmente porque não sei se para bem ou para mal, nesta sociedade tudo tem de ir parar ao sexo. Porque será? sexo é assim tão essencial? Ou será que confundem o sexo e a expressão corporal inerente a quem ama? Que dilema que me colocaste na cabeça, mas adorei.
Beijitos

DELÍRIOS disse...

★`·..·´★`·..·´★`·..·´★`·..·´★`·..·´★`·..·´★`·..·´★
♂ ♥ ♀ ♥ ♂ ♥ ♀ ♥ ♂ ♥ ♀ ♥ ♂ ♥ ♀ ♥ ♂ ♥ ♀ ♥ ♂ ♥ ♀ ♥
★`·..·´★`·..·´★`·..·´★`·..·´★`·..·´★`·..·´★`·..·´★

Quero um aconchego amigo
Meigo, que enfatize a vida
Amenize as dores...
Que seja afetuoso
E forte, ao mesmo tempo!


Vem amigo... sopra vento
Vai, meu recado sussurrar
Que nos braços deste amigo
Eu quero me aconchegar.
BEIJOS VERA

Klatuu o embuçado disse...

Cada vez mais... sexo é sono: mediocridade de barraca.

Rafeiro Perfumado disse...

Por vezes uma mulher que se "tapa", consegue provocar mais do que uma que mostra quase tudo. Quanto ao vestuário dos homens, reconheço que não ligo nenhuma, quero é andar prático...

Menina do Rio disse...

Na minha concepção a roupa serve como abrigo. O que chamam de apelo sexual deve ser reflexo do espelho, já que ajustamos a roupa á pele pelo que o espelho nos mostra. Claro que há uma atracçaõ causada no sexo oposto, mas não vejo por ai se analisarmos que esta atracção se dá pelo olhar masculino em sua maioria.

beijos

antonior disse...

As modas sempre fazem uma vénia ao sexo e cada sociedade, em cada tempo, encontra sempre uma forma mais ou menos turtuosa de se autoflagelar. O sexo é uma ferramenta preferencial para esses rituais.

luafeiticeira disse...

Se esse dia vier a existir, estará bem longe, pois apesar de aparentemente a sociedade ser mais liberal, o contrário também acontece, pois há mais casamentos cheios de floreados, homofobia mais radical...
jocas
obrigada pelo poema

marco disse...

é vicio!!

Lu@r disse...

Mas que dá prazer vê-la de lingerie...
dá e muito.

:)

Shelyak disse...

Vestuário...faz toda a diferença e pode ter o poder de alterar uma vida. Quantas vezes uma forma de vestir nos faz "olhar para trás" ou não...Há muitos anos que vou a uma praia de naturismo, Meco; os meus olhos e mente continuam a perder-se logo que uma peça de roupa bem sensual desliza sobre o corpo, tapando-o; o imaginário, aí, desperta para se lançar num vôo excitantemente perdido...
Uma boa semana...

AcidoCloridrix disse...

Moda é sexy sem duvida,,,,, mas sexo é moda??? Não creio,,,, talvez seja moda falar de sexo,,,, e abordar o sexo como acessório de moda,,,, mas sexo esteve e estará sempre em moda e nunca fora de moda,,,,

Maria José disse...

Pergunta curiosa essa com que termina o texto. Teremos, talvez, que olhar para dentro de nós para lhe responder verdadeiramente.

Rita disse...

Confesso que gosto de me vestir de uma forma feminina (saia ou vestido, saltos e até adereços) apesar de também gostar de andar confortável. Mas acho que assim vestida me sinto melhor, mais bonita... Não gosto de roupas unissexo só de vez em quando e quando a situação assim o exige. Cada um se devia poder vestir-se da forma que se sentisse mais confortável embora isso principalmente no local de trabalho às vezes possa ser difícil... Não acho certo que a profissionalidade/competência de cada um seja julgada pela forma como ele/ela se veste.
Jokas

PoesiaMGD disse...

Parece-me bem que não... a ver vamos!
Bj

Escorpiana Explosiva disse...

bem bom o que escreveu ,sem comentario.

Memórias de Um Sorriso Luso disse...

"Homens e mulheres se vestem de maneira sexy".
Não concordo.Vejo mulheres e homens vestidos dos mais diversos estilos.Desde o trapalhão ao descuidado.Se me dizes que ver mulheres e raparigas de barriga (sim, barriga e penus) a sair de uma jeans descaídas é sexy, eu fico desiludida contigo.Não me parece que haja um minimo cuidado na escolha da roupa nas lusas.Usam demasiado as calças,colocam tudo o que se vende em cima, sem olhar o espelho com critério e penteiam-se muito, mas muito mal.E são tão bonitinhas as lusas.Bem, e os lusos quanto a mim são na generalidade perfeitinhos.Deviam seguir menos a moda e criar estilo próprio.

Só na lingerie encontro o gosto pelo sexy.Nas cores,texturas e cortes.Sou fã e colecionadora.

Trite do Homem de um dia não se destinguir no género.

Take care

Memórias de Um Sorriso Luso disse...

reparo:

Atrás era...triste do Homem se um dia não se distinguir no género.

Kiss

Verde disse...

rtilegioCada gota é uma nota
Que seduz o coração
De quem ouve o marulhar
Escorrer em sua mão

Estalam as folhas no alto
No afago de suave vento
Alguma se irá soltar
Dando tom ao sentimento


Profético beijo

Bonnie disse...

muito bem "apanhado" este texto, no entanto creio que muitas daquilo que chamamos diferenças, em todos os sentidos vão permanecer, e pior ainda, como preconceito.

beijinho

Bia disse...

como sempre os teus textos são ricos em temas bastante profundos e sobre os quais todos deviamos falar.
Quanto á moda, penso que depende de cada cabeça, há aquelas que sempre vão olhar de forma esquesita e há as outras que vão olhar de forma perfeitamente normal. embora eu pense que vão sempre existir os dois olhares lado a lado...

luafeiticeira disse...

Já atribui o prémio, vê lá se gostas; a opinião dos meus bloguistas preferidos é importante para mim.
beijos vermelhos

Martini Man disse...

O Sexo está na moda!

Alma Nova disse...

Pois, também me quer parecer que sim, o sexo é moda, está na moda e tudo o que que se faz é em prol do sexo. Enfim, será que evoluimos ou andamos para trás? Onde está aplicada a sensibilidade e a inteligência da raça humana? ...Pois, realmente não sei.

AcidoCloridrix disse...

Boa noite,,,,, antes de ir de férias queria deixar aqui o meu allô,,,,, e votos de inspiração e qualidade deste excelente Blog,,,,

Maria Strüder disse...

Sexo é muito mais vivido, a qualidade tem vindo a melhorar com o empenho

Op.Louca disse...

Muito obrigado pelas palavras deixadas no River!!!

Voltarei para te ler ;)

Beijinho

Ana disse...

Diria antes, uma necessidade. Gostei da relação que foi feita entre o sexo e a moda. Sem duvida estão interligados.. a sensualidade de ver uma mulher desfilar em lingerie ou um homem, despertam os sentidos para o sexo.

;)*

♥Princess♥Fabiana♥ disse...

Eu acho ke esta interligado sim, porque sou apologista de que nos devemos vestir a rigor, para sermos despidas com sabor ;)
Bjo Fabi ***